segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Aprendendo a jogar Magic: The Gathering

Oi amigos!

Como prometido, hoje vim falar de um novo vício nerd, o Magic.
É um jogo de cartas muito viciante, mas como eu não sei explicar direito vou recorrer a alguns termos disponíveis na internet quando necessário.
Meio deck (baralho) que ganhei na loja daqui da minha cidade para aprender a jogar. Sim, essas cartas devem ser ofertadas como cortesia em lojas que vendem Magic. E eu escolhi a cor que preferia.

Segundo o wikipédia, Magic: The gathering é um jogo de cartas colecionáveis (TCG, Trading Card Game) criado por Richard Garfield, no qual os jogadores utilizam um baralho de cartas construído de acordo com o seu modo individual de jogo para tentar vencer o adversário.
Meu deck com 60 e poucas cartas (comprei leia-se: Alexandre comprou as outras separadamente) e dados que uso pra marcar pontos e quantidade de vida.

O que sei é que você começa com 20 vidas e tem que matar seu adversário. Ele se defende com suas cartas, que podem ser bichos ou feitiços ou artefatos, etc para que o ataque dado por suas cartas não atinjam seus pontos de vida. Ele pode perder as cartas de defesa dele, assim como você pode perder as que resolver usar como ataque. E no próximo turno, que será a vez do adversário atacar, você que terá que bolar suas estratégias. Sem defesa o ataque vai diretamente pras suas vidas, e o jogo acaba quando você acaba com as 20 vidas do adversário ou morre. E as cartas que você usa como ataque ficam sem poder defender quando for a vez do adversário te atacar, então antes de partir pra cima é necessário raciocinar.
Foto horrível mostrando dois tipos de carta. No canto superior direito mostra quantos terrenos (mana) precisa para usar a carta (na primeira carta precisa 2 terrenos quaisquer + 1 montanha, na segunda só precisa 1 montanha). E no caso da primeira carta que é uma criatura tem seus pontos de ataque/defesa, respectivamente, no canto inferior direito.

Para utilizar os bichos, feitiços e etc você precisa primeiramente por mana no jogo, que são cartas de terreno que você coloca uma por rodada (se você tiver com uma na mão pra colocar). Cada rodada você pega uma carta no seu grimório (monte para os leigos) e aí vão surgindo novos terrenos, bichos, etc... você começa o jogo com 7 cartas. E cada bicho ou outra carta que não seja mana exigem quantidades diferentes de terreno em jogo para que você possa usá-las.
Montanhas, terrenos básicos das cartas vermelhas.

Existem 5 cores de baralho: azul, vermelho, branco, preto e verde... cada uma possui uma característica mais marcante. O meu é vermelho, que tem como ponto principal atacar, ou seja, a defesa é um pouco fraca. Do meu namorado é azul, que usa mais feitiços e contra-ataca, ou seja, seus ataques se voltam contra você.
Você pode montar seu baralho de uma cor só ou misto, mas pra quem está começando, como nós, uma cor é mais fácil. Um deck (vulgo baralho) deve ter no mínimo 60 cartas e no máximo o quanto você puder embaralhar. Todo ano saem novas cartas e você vai montando seu deck como quiser. Tem cartas que custam R$0,20 até R$100 ou mais. Como pode supor, quanto mais caro a carta, mais rara e mais forte ela é. Não, eu e meu namorado não temos cartas desse tipo.

Bom... acho que é isso, não sei como explicar mais detalhadamente. Então sugiro que quem gosta de uma boa nerdisse, procure mais a respeito pela internet. No próprio youtube tem uns tutoriais de como jogar, etc.
E agora o próximo passo será aprender a jogar RPG...hehe 

E vocês, tem uma nerdisse pra compartilhar? 

Obs: Fonte de informação do Wikipédia com mais detalhes sobre as cores, suas características e mais detalhes do jogo em si... quem se interessou vale a pena conferir.

beijos
;**

5 comentários:

  1. Que bacana! Gostei!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Oie tudo bem miga?
    Nossa eu já havia ouvido falar sobre esse jogo mas nunca fui atrás p/ saber como ele funciona kkk gostei, é bem interessante =)
    Bjs!

    ResponderEliminar
  3. Adoro esses jogos nerds SHUAHSUAHSUAH adorei você ter contado um pouco mais sobre este, porque sempre ouço falar, mas nunca joguei.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Eu nem tinha ouvido falar nesse jogo ainda, viu. A verdade é que eu não gosto de jogos, não lembro de nenhum que eu sequer tenha jogado por mais de uma semana, então não presto muita atenção no assunto.
    Bem, minha nerdisse é mais com gibis e tazos mesmo! hehehe
    Beijos

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  5. Oi minha princesa!!

    Gostei muito de aprender a jogar Magic! Ainda mais porque nós jogamos juntos(apesar de eu sempre perder...rsrs), e você acabou ficando viciadinha mesmo!! hauhuaha

    Espero que você continue gostando das mesmas loucuras que eu, e de quebra, comece a jogar Skyrim!! 8) rsrsrs

    Te amo minha deusa!!!!

    Eternamente


    Alexandre

    ResponderEliminar