quarta-feira, 9 de abril de 2014

Resenha: A Revolução dos Bichos

Olá amigos

Hoje venho com a resenha do primeiro e-reader que terminei de ler no Kobo.


A revolução dos bichos 

Autor: George Orwell
Editora: Companhia das letras

Compre aqui*: Submarino | Saraiva | Livraria Cultura

Sinopse: Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética. Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto.

Minha sinopse/opinião: A Revolução dos Bichos é um clássico que há muito tempo queria ler, por toda sua polêmica. Queria saber do que realmente se tratava e porque era proibido... e agora sei o motivo: Orwell é simplesmente um gênio das metáforas.
A história narra a vida dos bichos da “Granja do Solar”, que cansados de viverem escravos do ser humano resolvem se unir para expulsá-lo e serem donos de suas próprias vidas. O plano dá certo, porém um porco, o Napoleão começa a colocar ideias na cabeça dos bichos de que devem não trabalhar somente para viver, mas trabalhar mais para que no futuro possam viver sossegados... mas esse futuro nunca chega e Napoleão vai mostrando cada vez mais sua face de “líder”, criando regras e dizendo que os porcos devem ser tratados como superiores. Segundo Napoleão “todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que outros”.
A narrativa vai passando e te dando uma revolta, como os bichos não enxergam a manipulação e não fazem uma nova revolução? Mas Napoleão é um excelente político, mostrando que agora eles estão muito melhores do que quando a Granja era comandada pelo homem.
O livro foi escrito para retratar a história da União Soviética, mas depois foi usado para retratar a real face do Comunismo. A questão é que a escrita de Orwell satirizando a política de 1945 acaba que servindo para satirizar todo e qualquer tipo de política existente no mundo, seja Comunista, Socialista, Capitalista ou etc... de uma forma ou de outra os líderes sempre tentam nos fazer passar a impressão de que tudo está bem, muito melhor do que era antigamente. Infelizmente o que acontece é muito similar: todos os políticos na época eleitoral se dizem iguais ao povo, mas depois de eleitos também passam a ser como o porco Napoleão, passam a ser “mais iguais que outros”, com mais direitos, salários elevados, milhares de benefícios e regalias que um mero civil não tem direito. E por mais manifestações e possíveis mudanças que ocorram, revoluções sempre levarão a escolha (ou imposição) de novos líderes e a história da “Granja do Solar” continuará se repetindo num ciclo vicioso, simplesmente porque assim é a humanidade, e o ser humano que lidera sempre se achará com mais direitos.
Quanto ao seu aspecto físico não posso opinar porque li no Kobo, mas é um livro de poucas páginas, com certeza uma leitura para se ler num piscar de olhos.
Um livro maravilhoso que eu acredito piamente que deveria ser uma leitura obrigatória para todo jovem, para que possa refletir a respeito deste sistema que chamamos de sociedade.
Nota final: 5 de 5.

Espero que tenham gostado.
beijos
;**

*comprando através dos links sugeridos uma comissão é gerada para o blog By Bruna Kitty

3 comentários:

  1. Sua resenha ficou excelente amor, como todas as outras! rs

    Não vejo a hora de poder ler este livro, muito bem falado por sinal.

    Nota 10 de 10 pra sua resenha! 8-)

    AJS

    ResponderEliminar
  2. Oi Bruna,
    Não sou muito fã de política, mas a proposta do livro parece ser interessante, então quem sabe um dia eu me arrisque a lê-lo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Oi, Bruna!
    Esse livro é interessantíssimo! Já li faz muito tempo!
    Vim te convidar para participar de um sorteio em meu blog:
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/2014/04/sorteio-de-outono.html

    Participa!!

    Beijos!

    ResponderEliminar